Disfunção da Articulação Temporomandibular

Traumas na articulação, bruxismo, roer unhas, mascar chicletes com frequência e outros fatores psicológicos e hormonais podem desencadear na disfunção da articulação temporomandibular. Esse problema pode afetar a saúde do paciente e comprometer os movimento de abertura e fechamento da boca, por exemplo.

O que é disfunção da articulação temporomandibular (DTM)?

A articulação temporomandibular é uma das articulações mais complexas do corpo. É formada pela mandíbula, fossa mandibular e outras estruturas da região e é responsável por ligar a cabeça da mandíbula e o crânio e realizar os movimento da região.

Quando o paciente apresenta uma disfunção nessa articulação, geralmente, sente dores frequentes na cabeça, pescoço ou ouvidos, estalos na mandíbula, travamento ao abrir e fechar a boca, dificuldade para morder alimentos mais consistentes ou mudança repentina no encaixe dos dentes de cima e de baixo.

Tratamentos para DTM

Os tratamentos para a disfunção temporomandibular visam diminuir os sintomas e corrigir o problemas. Após o diagnóstico, dependendo do grau da DTM, é iniciado o tratamento conservador, com base em medicações analgésicos ou relaxantes musculares, uso de placas de mordida, aplicação de substâncias específicas, viscossuplementação e até fisioterapia.

Caso esses procedimentos não melhorem a condição, a cirurgia pode ser indicada. A técnica é minimamente invasiva e não causa riscos ou complicações para o paciente.

Por que escolher a Otorrinolife?

Disponibilizamos exames modernos, aparelhos de alta tecnologia e uma equipe capacitada e experiente no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular. Além disso, realizamos o acompanhamento completo do paciente, através de procedimentos humanizados e, sempre, colocando em primeiro lugar a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos pacientes.

Entre em contato com a nossa equipe especializada, escolha o melhor dia e horário e faça o agendamento da sua consulta. Vamos, juntos, recuperar a sua saúde e qualidade de vida. Aguardamos a sua visita.