Diagnóstico de doenças do Nariz

As doenças no nariz podem surgir por diversos motivos, desde malformações durante o desenvolvimento do bebê, fatores genéticos, fatores alérgicos, infecções e outros. Algumas complicações, sem tratamento, podem afetar gravemente a saúde do paciente e comprometer a sua qualidade de vida. Na clínica Otorrinolife disponibilizamos uma equipe capacitada em  diagnosticar e tratar as doenças que podem atingir o nariz.

Principais doenças do nariz

Sinusite ou Rinossinusite

A sinusite ocorre quando há inflamação na mucosa do nariz e dos seios nasais. Os principais sintomas são obstrução nasal, dor de cabeça, coriza, tosse e presença de muco. Pode ser ocasionada devido a uma reação alérgica ou quando algum fator obstrui as fossas nasais.  O diagnóstico pode ser feito com exames clínicos e, em alguns casos, exames de imagem.

Rinite

Os sintomas da rinite pode ser bem parecidos com o da sinusite, como irritação no nariz, obstrução, coriza e espirros. No entanto, possui diferentes causas e consequências. Ocorre através de uma reação do sistema imunológico, que identifica agente invasores, através da mucosa nasal. Então, a reação provoca as complicações no nariz.

Pólipo nasal

Obstrução nasal e perda do olfato são os principais sintomas da presença de pólipos nasais. Geralmente, surgem por causa do inchaço de alguns tecido da região do nariz, atrapalhando a qualidade de vida e a saúde do paciente.

Desvio de septo

O desvio de septo consiste em uma irregularidade no tecido que separa as narinas, bloqueando parte da respiração. Pode ocasionar em cansaço frequente, problemas para dormir e até mesmo pode estimular crises de cefaléia. O diagnóstico é feito com exames modernos e o tratamento pode ser por meio de intervenção cirúrgica.

Sangramento nasal

O sangramento nasal é muito comum. Frequentemente ocorre quando pequenos vasinhos do nariz se rompem, podendo ser ocasionado por diversos fatores, como deformidades, traumas, uso de determinados medicamentos, doenças infecciosas e outros.

Para todos esses e outros problemas na região do nariz, temos o diagnóstico assertivo e o melhor tratamento. Entre em contato com a nossa equipe e faça o agendamento da sua consulta. Volte a ter saúde e qualidade de vida.